Nutrição esportiva
Área destinada para atletas e praticantes de atividade física como academia ou esportes diversos. Nessa abordagem alguns fatores a serem levados em conta são: tipo de atividade, intensidade, frequência e objetivo do paciente.
A elaboração de um plano alimentar direcionado e adequado a rotina e necessidades individuais. A prescrição de suplementação e modulação hormonal, também é realizada de acordo com a necessidade.
Hipertrofia – Fortalecimento – Esporte de alto rendimento
Síndrome do supertreinamento (overtraining).
Alguns atletas que fazem restrição alimentar por razões diversas (perda de peso, tabus alimentares como vegetarianismo restrito – vegano, dieta low carb e etc.), podem apresentar algumas deficiências, sendo necessária a suplementação do nutriente específico.
As deficiências nutricionais mais comuns observadas são de cálcio, ferro, zinco e vitamina D e além de comprometer a saúde dos praticantes de exercícios físicos, pois levam a perda de massa muscular, alterações hormonais, osteopenia e/ou osteoporose, anemia, fadiga crônica, imunodepressão, distúrbio de sono, podem caracterizar ou predispor o atleta a síndrome do supertreinamento (overtraining).
Fig. direita: Sintomas comuns do super treinamento;