fbpx

Dietas da moda não trazem benefícios a longo prazo

A idealização de um corpo perfeito e o desejo desenfreado de perder peso em curto prazo tem feito com que as pessoas sigam dietas intensamente restritivas.

Essa busca incansável é motivada por combinações que envolvem o extremo culto ao corpo, o baixo conhecimento em relação à qualidade nutricional ou alimentação saudável e a pressão que a sociedade exerce para que o indivíduo se enquadre nos moldes estabelecidos.

Dietas da moda, como a do ovo, da sopa, da proteína ou dos sucos detox vendem propaganda enganosa e podem prejudicar a saúde de quem tem predisposição a alguma doença. A televisão, a internet e as revistas vendem um padrão de peso que não condiz com a realidade. Muitas vezes as pessoas buscam diversos artifícios para emagrecer e alcançar esse status de beleza exigido ou o “corpo fitness”.

É aí que entram as chamadas dietas da moda, procedimentos que prometem efeitos fantasiosos, como perder peso rápido. A pessoa até consegue algum emagrecimento, mas não há benefícios em longo prazo. Elas podem, inclusive, trazer prejuízos à saúde e muitas vezes o peso perdido volta rápido. Entretanto, a adesão à dieta é temporária, uma vez que as mudanças propostas não condizem com os hábitos e o cotidiano do indivíduo.

De forma geral, além de muitas vezes não possuírem embasamento científico, essas dietas criam expectativas irreais relacionadas à velocidade e à quantidade de peso perdida. Podem, ainda, causar deficiências nutricionais e potenciais riscos à saúde, se conduzidas por um longo período. Se alguém tenta aquela dieta dos sucos detox, por exemplo, ela emagrece em alguns dias porque ingere um número pequeno de calorias. Mas como ninguém consegue seguir com ela por muito tempo, volta aos velhos hábitos alimentares e, consequentemente, ao peso antigo. Sem falar que algumas dietas restritivas podem complicar a saúde de uma pessoa que tem predisposição a alguma doença.

Não é recomendada a adoção de qualquer tipo de dieta sem a orientação de um profissional de saúde, especialmente o nutricionista.

A perda de peso está diretamente ligada a uma reeducação alimentar e mudanças de hábito em longo prazo.

As dietas da moda vêm e vão. A reeducação alimentar vem e fica.

 

Centro de Nutrição Médica Fernandes – (19) 3392 3585
email:  [email protected]

Share this post