fbpx

Shakes podem substituir uma refeição?

É fato que, seguindo boas orientações de um nutricionista e/ou médico nutrólogo, é possível fazer em casa ou comprar shakes deliciosos e saudáveis.  Mas será que eles podem substituir uma refeição? Esta é a principal dúvida quando o assunto é shake.

Dra. Letícia Fernandes, nutróloga do Centro de Nutrição Médica Fernandes, explica que o ideal é que as refeições (café da manhã, almoço e jantar) não sejam substituídas por shakes. “Nessas refeições deve haver o estímulo da mastigação e a oferta de refeições completas”, diz.

“Os shakes (preparados ou escolhidos sob orientação) são boas opções para substituir lanches intermediários ou, em último caso, situações esporádicas onde não exista tempo para realizar uma das principais refeições”, acrescenta a médica.

A nutróloga explica que alguns shakes do mercado apresentam um desequilíbrio entre a quantidade dos nutrientes essenciais (carboidrato, proteína e gordura), não contêm as vitaminas e os minerais adequados e ainda contêm aditivos químicos (corantes, conservantes) que não trazem benefícios para a saúde.

“Por esse motivo o consumo de shakes industrializados deve ser feito somente com a orientação de um profissional”, destaca Dra. Letícia.

Share this post